quarta-feira, 13 de abril de 2011

Artigo para a minha coluna

Coelhinhos, ovos e chocolate...

O que tem o coelhinho, os ovos e os chocolates a ver com a Páscoa?

Vejamos: coelhinhos e ovos de Páscoa são parte da tradição alemã a qual os imigrantes levaram para os países onde foram viver. O coelho sempre foi um símbolo de fertilidade, muito antes de Jesus, já no tempo dos egipcíos,tendo também sido um símbolo de Jesus, assim como o leão.

Todos sabemos que coelho não põe ovos, mas os ovos tal como o chocolate também são símbolo de fertilidade. Chocolate? Claro. No dia dos namorados não se oferecem chocolates? Eles inebriam os sentidos. Quando os cristãos converteram outros povos que tinham outras crenças, para os atrair também adaptaram algumas tradições pagãs. Como a Páscoa é determinada pela lua e o coelho é um símbolo da lua, o bichinho passou a fazer parte das novas tradições. Muita gente não come coelho, mas muitos sobreviveram o inverno tenebroso do norte da Europa, por comer coelho e usar a pele para fazer casacos e regaços.

Por que razão falamos de fertilidade na Páscoa? Porque para todos os povos do mundo o princípio da primavera sempre foi um momento de renovação e esperança; quando as árvores nuas se revestem de folhas, flores e frutas e quando os passarinhos fazem seus ninhos... Muita gente morria no inverno com falta de alimentos e devido ao frio, principalmente nos países do norte da Europa. Então, os que sobreviviam tinham muita razão para festejar. A Páscoa cristã também representa um renascimento, uma nova Era e uma nova esperança. Quando procurar seus ovinhos e comer seus chocolates lembre de sorrir à grande felicidade de ter sobrevivido mais um inverno. Boa Páscoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário